A taxa histórica de sucesso é de 97%, assumindo esta estratégia:
A taxa histórica de sucesso é a proporção de períodos em que a estratégia descrita nos pontos anteriores funcionou entre fevereiro de 1871 e dezembro de 2024, assumindo os retornos mensais das ações e das obrigações implícitos na base de dados norte-americana de Robert Shiller.
Embora este modelo preveja três fase e um imprevisto financeiro, poderá assumir menos: basta introduzir um “0” nos campos dos anos que não devem fazer parte do seu plano.
A base de dados permitiu efetuar 1123 simulações.
A taxa histórica de sucesso não é uma garantia nem uma previsão de desempenho, porque o futuro é incerto. É apenas um guia para uma estratégia de investimento. Peca, entre outros motivos, por:
É apenas América. Embora os mercados dos Estados Unidos da América sejam agora os mais relevantes do mundo, nem sempre foi assim.
É em dólares. É um problema, apesar de os especialistas esperarem uma convergência dos câmbios para a paridade do poder de compra.
São índices. Nem todos os investidores replicam índices de mercado.
Não contabiliza impostos. É possível, no entanto, transparecer essas despesas aumentando o valor dos encargos previstos nas três fases do simulador. ★