tlim.pt

Quantos meses posso reduzir no crédito à habitação se fizer uma amortização?

Por David Almas a 1 de fevereiro de 2020

Amortizar uma parte do crédito à habitação pode ser uma boa ideia: permite reduzir a prestação que paga mensalmente ao banco. Todavia, se os seus rendimentos conseguem suportar a prestação anterior, porque não reduzir simultaneamente o prazo do empréstimo para ficar a pagar sensivelmente o mesmo e libertar-se mais depressa do banco?

Assumindo que tem uma dívida de a ser paga em meses a uma taxa de juro de %, a sua prestação mensal é de 345,12. Se amortizar , pode reduzir o prazo do empréstimo em 22 meses para 338 meses. Se as operações de amortização e redução do prazo forem efetuadas em simultâneo, a prestação fica em 344,78.

Não esqueça que os bancos podem cobrar uma comissão de amortização antecipada: no máximo, de 0,5% nos contratos no regime de taxa variável e de 2% nos restantes empréstimos. Em compensação, os prémios dos seguros associados ao crédito podem baixar com a redução da dívida bancária.

Note, ainda, que os bancos não são obrigados a aceitarem uma redução no prazo do crédito à habitação. Pode ser preciso negociar. ★